top of page
Buscar
Foto do escritorgabinetedocrime

O MONSTRO DO MORUMBI

Por Gabriel Belic


José Paz Bezerra nasceu na Paraíba no dia 12 de dezembro de 1945. José, mais conhecido como o Monstro do Morumbi, teve uma infância conturbada, uma vez que seu pai tinha hanseníase, vulgarmente conhecida como lepra, e sua mãe se prostituía. Na década de 1950, seu pai faleceu e juntamente da sua mãe e irmã, foi morar nas favelas do Rio de Janeiro. Entretanto, com apenas 10 anos José fugiu de casa e refugiou-se na Estação Central do Brasil.


O crime começou cedo na vida de Bezerra, que cometia furtos e roubos durante a adolescência. Dessa forma, passou por diversos centros de correção até completar a maioridade. Chegando aos 18 anos, alistou-se no exército e posteriormente abandonou a carreira pelas acusações de furto.


No final da década de 1960, José asfixiou a professora Cenira de Castro Amorim. O corpo da mulher estava despido, com pernas e braços amarrados e sutiã enrolado no pescoço. Bezerra também assassinou Alzira Montenegro, que estava na mesma condição que Cenira. Entretanto, Alzira morreu devido ao tiro que levou no peito.


No início dos anos 70, José começou a trabalhar como mordomo na Zona Oeste da capital paulista, mais especificamente no bairro Morumbi. Em um intervalo de apenas nove dias, durante os dias 16 a 25 de junho, Bezerra matou cinco mulheres. Todas foram asfixiadas e encontradas amarradas com peças da própria vestimenta. Também há indícios de que José maltratava mais ainda os corpos depois da morte, incluindo até mesmo a prática da necrofilia.


Em outubro do mesmo ano, um furto de vinte mil cruzeiros foi reportado numa mansão localizada na Vila Olímpia. Durante as investigações, ao interrogarem a doméstica que trabalhava no local, Aparecida de Oliveira confessou que seu namorado era o Monstro do Morumbi. “Meu amante é o Estrangulador. Foi ele quem matou as cinco mulheres em julho”, contou.


Aparecida também contou à polícia do comportamento violento de José, relatando ameaças contra ela e os filhos. Além disso, apresentou uma mala cheia de jóias e roupas que Bezerra roubava depois de matar suas vítimas. O assassino fugiu até Belém, capital do Pará, onde foram encontrados três corpos de mulheres com o mesmo modus operandi das suas outras vítimas.


Até que em 1971 a polícia do Pará conseguiu localizar o Monstro do Morumbi, que teve sua identidade confirmada por Aparecida. José confessou ter matado e estuprado 24 mulheres. Entretanto, somente sete mortes condenaram o assassino, que pegou uma pena de mais de cem anos. Todavia, Bezerra foi solto em 2001 após concluir trinta anos de prisão. O Monstro do Morumbi continua em liberdade.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MYRA HINDLEY E IAN BRADY

Por Andrezza Ferrigno Myra Hindley e Ian Brady, um casal de serial killers, escandalizaram o mundo após as autoridades descobrirem que...

TED BUNDY

Por Gabriel Belic Theodore Robert Bundy, ou simplesmente Ted Bundy, foi um dos maiores assassinos em série dos Estados Unidos. Nascido no...

Comments


bottom of page